segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dizer Sim?

Eis ai um assunto que merece um simpósio. Porque? Ora, quantas vezes essa resposta não foi determinante em sua vida? Quantas vezes ela não mudou seu rumo? Quantas vezes você exitou em dize-la e se arrepende?

No dicionário:

sim
adv.
1. Exprime afirmação, consentimento, anuência.
s. m.
2. Acção!Ação de dizer sim; consentimento.
Dar o sim: consentir, anuir; dizer que aceita.

Nós somos criados e programados a viver em uma sociedade, cujo os valores podem ser questionados quando avaliamos sua importancia. Nesse meio, acabamos fomentando uma caracteristica usual pessimista, e até um certo medo irracional. Porque?(adoro essa pergunta)

Desde criancinhas somos acostumados a absolver uma cultura que reflete de maneira conservadora em nosso futuro(ser empregado casar, ter filhos, sustentar uma familia, lutar por uma casa propria e por um carro, alem de achar que férias é ir pra praia como farofeiros). E isso não é completamente errado. O erro ta em usar isso como desculpa para justifiar falta de oportunidades, ou um desenrolar social infeliz(vemos tanto isso na tv).

Dizer sim é algo tão importante que virou filme; "Sim Senhor", com Jim Carrey. Claro, é comico e a mensagem principal não vai ser captada por todos, ja que o intuito maior do filme é o enteterimento. Mas olhando com critica, nota-se a importancia que tem na vida do personagem parar de dizer não, e em um acordo, dizer sim até quando ele não quer realmente. Mas o mais importante é quando ele percebe que o que mudou a sua vida não foi dizer sim ao que ele não queria, mas dizer sim quando ele tinha medo do resultado que poderia desencadear.

Quantas vezes dizemos "não" por medo de dizer "sim", sendo que no fundo queremos ser positivos, mas somos negativos por que é mais facil não se comprometer e dizer "não" de maneira conformista. Puxa, reflita e veja como um "sim" em algumas situações poderia ter mudado sua vida...

Quer ver com "sim" é bom: Você pede aumento para seu chefe e ele te diz "sim", ual, que coisa boa....mas e se ele dissesse "não"? É a famosa ducha de agua fria, caimos num desanimo, culpa-mos ele por não reconhecer nosso comprometimento, nosso desempenho...sei la...damos varios motivos desagradaveis para isso.

Dizer sim é se comprometer, consentir, mas para quem ouve pode ser a sobrevida, motivação, ou muitas outras coisas boa que acarretamos.

O fato é: quantas vezes por dia temos que tomar decisões que as repostas sejam "sim" e "não"? E quantas vezes somos sinceros com o que respondemos?

Não vou me ausentar de erros, foi por causa de minhas repostas, minhas decisões entre "sim" e "não" que me fizeram estar onde estou. Poderia ser diferente, mas em casos de consentimento e em casos de medo dei respotas erradas. Mas erradas até aonde?

Ja dizia Abraham Licoln: "nossa personalidade é fruto de nossas experiencias", ou seja, se somos boas ou mas pessoas, nas nossas varias realidades(profissionais, pessoais e etc., é resultado das decisões que tomamos em nossas vidas, de nossas respostas as perguntas que vieram em nossa vida. Nos somos o que decidimos ser.

Imagina no dia de seu casamento, quando o padre pergunta se você aceita a pessoa na sua frente como esposa(o), claro, você vai responder sim, por coerencia com a situação e por que você deve estar certo disso. Mas e se não, se não quer de verdade, se a pressão do seu dia faz com seja a resposta mais amarga da sua vida?, você teria coragem de dizer a verdade? de frustrar a todos ali?...Reparou a importancia do seu "sim"? para com todos e principalmente com você mesmo?

Ha uma musica de uma banda chamada "Danger, Danger", não lembro a musica, mas o refrão diz "listen your heart, because your heart don´t lie", ou algo parecido. É a mais pura verdade, nosso coração não mente. A mentira em nossas decisões não esta la.Esta fora dele, fora do nosso corpo, mas a nossa mente interage com o que esta fora, e isto nos leva a mentir para nosso coração por coerencia, por medo, por descompromisso, por acomodação.

Contudo, chegamos a uma conclusão de que somos o que decidimos, as vezes decidimos ser uma mentira, outras uma verdade, outras ainda uma desculpa. E que tudo isso constroe nosso carater. Sabemos a chave da verdade, mas por medo, não a utilizamos. E pior, colocamos a culpa em qualquer fator externo. Mas a maior falha não é com que que nos é oferecido, são em nossas decisões de aceitar, não aceitar, de buscar algo a mais ou nos conformar. Não é o mundo que diz sim ou não a você, mas é você quem decide isso e constroe um futuro.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO