sexta-feira, 3 de julho de 2009

Condominios Horizontais: Refugio ou status?

Atualmente, alguns valores sociais os quais nossos antepassados foram acostumados, e em alguns casos presenciamos durante nossa infância e juventude, acabaram se perdendo no meio dessa conjuntura moderna. Chega-se até ao extremo de em tornar mos reféns e criarmos uma certa sub-socialzação.
Esse é o caso dos condomínios horizontais. Vistos por muitos como status social e qualidade de vida, acaba sendo instrumento moderno de segurança. Isso para sentirmos algo que dificilmente sentimos na rua, nos centros comerciais ou em áreas publica de lazer. O medo de que algo aconteça conosco, ou com algum ente querido, por causa do não cumprimento das leis e bom senso social, a falta da prestação do serviço de segurança publica por parte do estado, e o abuso das leis nos levam a sentir um sentimento de insegurança profundo
São vários fatores que podem discorrer nesse resultado, como desigualdade social, corrupção dos órgãos responsáveis por segurança, a indústria do crime e até anseios do nosso mundo capitalista.
Desse modo, criam-se espaços artificialmente desenvolvidos para devolver esse sentimento de que estamos “seguros” pelo menos em algum lugar. Os condomínios horizontais fechados acabam sendo uma pequena remediação de um problema social, político e econômico.
Esse tipo de micro-sociedade se solidifica em cima de uma estrutura formada por normas, tanto construtivas, como rígidas a ponto de limitar a liberdade dos indivíduos em sua privacidade.
Porem, nesses lugares, o sentimento de cumprimento das regras conforta os indivíduos mais turbulentos no seu dia-dia, a ponto de abdicar de valores sociais importantes. Tudo isso para manter a segurança sob aquilo que acham que tem valor real.
Contudo, optando por essa forma de moradia, temos certeza de que as regras serão cumpridas, de que fortes esquemas de segurança diminuirão a possibilidade de atentados aos nossos valores, e ainda, estaremos amasiando nosso ego pelo fato do status social que esse tipo e moradia oferece. Ou seja, fica fácil entender quando vemos o crescimento na demanda e na procura por condomínios horizontais.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO